sábado, 20 de maio de 2017

Frango apimentado com ervilha torta



Um prato muito rico em sabores.

Para 2 ou 3 pessoas:

·        4 Coxas (Portugal), sobrecoxa (Brasil), entre 500 a 600 gramas
·        Sal
·        Pimenta do reino
·        1 Colher de chá de sumak (sumagre) em pó
·        130 Gramas de ervilha torta – ervilha de quebrar
·        2 Dentes de alho ralados
·        1 Cebola cortada em tiras
·        Glutamato monossódico – opcional
·        3 Tomates, tamanhos médios, picados em cubos, sem peles e sementes
·        60 Gramas de mini pimentos (pimentões) sem sementes e sem a parte branca, picados em tiras
·        2 Colheres de sopa de azeite de oliva
·        Pimenta vermelha fresca picada, sem sementes – usar a que mais gostar – gosto tipo malagueta (Portugal) Dedo-de-moça (Brasil), mas para dar um gosto a mais acrescente um piripiri, também sem sementes
1.    Começar tirando a pele, osso e qualquer gordura das coxas do frango. A seguir cortar em tiras e temperar com sal, sumagre e pimenta do reino. Reservar.
2.   Lavar as ervilhas, cortar as pontas e ao mesmo tempo puxar os fios nas laterais e descartá-los. Cortar ao meio. Reservar.
3.   Colocar em uma panela, de preferência tipo wok, ou em frigideira alta, o azeite e quando aquecer juntar o frango. Saltear até estar dourado. A seguir juntar o alho, a cebola e a pimenta vermelha. Saltear até a cebola estar translucida. Juntar então o pimentão, saltear por uns 3 minutos e a seguir acrescentar a ervilha. Saltear um pouco. Temperar com o glutamato e verificar o sal. Juntar então o tomate e cozinhar até que a ervilha e o pimentão estejam al dente.
4.   Servir acompanhado de arroz branco.
5.   Fica ótimo acompanhado de vinho branco seco.
6.   Sumak é uma especiaria muito utilizada no oriente médio. Acho ótimo temperar frango com ele, apesar de ser mais utilizado em saladas, etc…
7.   Este prato pode ser feito sem temperar com sumak fica quase tão bom como se o fosse, mas é mais delicioso com a especiaria.
8.   Ah! O frango depois de retirar peles, gorduras e ossos rende cerca de 300 gramas.
9.   Pode ser feito de véspera e aquecido no micro-ondas. Também fica bom se congelado, porém os legumes devem ter muito menos tempo de cozedura para não ficarem moles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário