sábado, 30 de maio de 2015

Camarão com molho de tamarindo


Para 2 pessoas

·        250 Gramas de camarões gigantes já sem as cascas
·        1 Colher de sopa de puré de tamarindo
·        2 Colheres de sopa de molho de soja claro - light
·        1/2 Colher de chá de café de açúcar
·        Pimenta do reino moída na hora à gosto
·        Malagueta seca em flocos à gosto
·        1 Colher de sopa de óleo vegetal

1.     Começar fazendo uma incisão com uma faca bem fina nas costas dos camarões e retirar-lhe as vísceras. Passar por água. Reservar.
2.     Numa pequena tigela misturar o restante do ingredientes com exceção ao óleo.  Misturar bem e juntar aos camarões. Colocar em recipiente com tampa e levar ao refrigerador por 1 hora antes de usar.
3.     Aquecer o óleo em uma frigideira (chama alta) e juntar os camarões, deixar  "fritar" até estarem dourados. Servir imediatamente com arroz.
4.     Eu sirvo com arroz thai jasmine.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Polenta com ervas grelhada


Como acompanhamento ou entrada para 2 pessoas:

·        1/2 Xícara de chá (70 gramas) de polenta italiana pré-cozida, ou farinha de milho fina
·        350 Ml de água
·        Folhinhas de sálvia fresca, que devem ser picadas
·        Folhinhas de tomilho fresco, que devem ser picadas
·        Pimenta do reino moída na hora
·        1/2 Colher de chá (rasa) de sal
·        Azeite para untar
·        1 Colher de sopa de queijo parmesão ralado ou de grana padano

1.     Untar com azeite um pequeno tabuleiro ou pirex  de cerca de 20 x 25 ou algo parecido. Reservar.
2.     Colocar numa pequena panela antiaderente, com fundo grosso, a água, a polenta, as ervas, o queijo, a pimenta e o sal. Levar ao fogo em chama baixa e mexer sempre, depois que ferver cozinhar por cerca de 8-10 minutos, até que desgrude do fundo e das laterais da panela, estando bem firme.
3.     Retirar da panela e espalhar sobre o tabuleiro. Alisar com uma espátula untada com azeite. Deixar esfriar totalmente. Cobrir o refratário ou tabuleiro com filme plástico e levar a geladeira até o momento de usar. É preciso estar bem frio para que a polenta fique bem seca por fora e mole por dentro.
4.     Retirar do refrigerador e virar o tabuleiro sobre uma tabua.


5.     Cortar em tiras.

6.     Untar com azeite a placa de um grelhador elétrico ou de uma frigideira, aquecer bem e colocar as tiras de polenta sobre a placa. Quando já estiverem ligeiramente douradas de um lado virar usando uma espátula porque assim pode virar vários pedaços ao mesmo tempo. Deixar dourar a gosto e então servir como acompanhamento ou de entrada.


7.     Se quiser substituir a polenta pré-cozida por farinha de milho fina (fubá) o cozimento deve ser aumentado em dobro e a quantidade de água também deve ser aumentada.
8.     Outra dica é que se pode untar com azeite uma tábua e espalhar sobre ela a polenta, deixar esfriar, colocar dentro de um saco plástico e levar ao refrigerador até o momento de usar.

domingo, 24 de maio de 2015

Biscoitos de amêndoas, coco e chocolate



·        50 Gramas de farinha de milho fina (fubá)
·        50 Gramas de amêndoas sem casca moídas
·        50 Gramas de coco ralado seco
·        1 Colher de chá de fermento em pó
·        75 Gramas de chocolate em barra para culinária branco
·        50 Gramas de açúcar
·        1 Ovo
·        3 Colheres de sopa de óleo de girassol

1.     Colocar numa tigela, a farinha de milho, as amêndoas moídas, o coco e o fermento. Reservar.
2.     Colocar em outra tigela o açúcar e o ovo e bater bem com um garfo. Reservar.
3.     Derreter o chocolate em banho maria e colocar na mistura do ovo com açúcar e misturar muito bem, juntar o óleo, misturar. Juntar este preparado na tigela com os secos e misturar até estar bem homogéneo.
4.     Colocar colheradas bem cheia de chá dentro das forminhas de silicone.  Não se preocupar que não fica bonito pois no forno vai se espalhar e ficar bom.


5.     Levar para assar por 12-15 minutos em forno médio, até estarem douradas. Deixar esfriar totalmente antes de retirar das forminhas.
6.     Se usar forminhas de alumínio estas deverão ser untadas.
7.     Rendimento: Cerca de 22 biscoitos

sábado, 23 de maio de 2015

Costelinha de porco à chinesa


·        1 Tira de 1 Kg de costelinha (entrecosto) de porco
·        1 Pedaço de cerca de 3,5 cm de gengibre  
·        2 Dentes de alho bem grandes
·        1 Colher de sopa (10 gramas) de mel
·        1 Colher de sopa de óleo de sésamo (gergelim)
·        2 1/2 Colheres de sopa de molho de soja
·        1 Colher de sopa de vinho de arroz
·        1 1/2 Colher de sopa de massa de soja picante
·        Purê de pimenta ou malagueta seca à gosto
1.     Ralar o gengibre. Picar os alhos e juntar o restante dos ingredientes do molho, misturar muito bem e besuntar a costelinha. Colocar em um saco plástico e levar ao refrigerador e deixar marinando por no mínimo 12 horas.
2.     Assar em forno moderado para que fique bem macia por dentro e bem dourada por fora.
3.     Servir acompanhada de arroz branco.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Caril de frango tailandês


Para 2 pessoas:

·        250 Gramas de peito de frango cortado em pedaços pequenos
·        125 Gramas de brotos de bambu
·        1 Colher de sopa de caril verde, ou vermelho, tailandês
·        1 Colher de sopa de molho de peixe, nam pla ou nuoc mam
·        1 Malagueta vermelha, cortada em tiras, sem sementes
·        1 Colher de chá de açúcar
·        250 Ml de leite de coco
·        1 Folha de limão kafir picadinho
·        Folhas de manjericão picadinhas

1.     Colocar numa panela o caril, a malagueta e metade do leite de coco, quando ferver juntar o frango e deixar cozinhar por 2 minutos, juntar então o molho de peixe, o broto de bambu, o açúcar e o limão kafir. Quando o frango já estiver cozido, e o broto de bambu tiver apanhado sabor, juntar o restante do leite de coco e o manjericão. Deixar levantar fervura servir acompanhado de arroz de grão longo.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Biscoito integral com amêndoas e teff


·        50 Gramas de amêndoas sem pele
·        100 Gramas de teff em flocos
·        60 Gramas de farinha de milho (fubá)
·        80 Gramas de farinha de arroz integral
·        100 Gramas de açúcar
·        50 Gramas de manteiga amolecida ou margarina
·        1 Ovo
·        1/2 Colher de chá de fermento em pó
·        60 Gramas de leite
·        1 Colher de chá de essência de amêndoas

1.     Triturar as amêndoas e juntar numa tigela com o restante dos ingredientes, misturar tudo muito bem. Cobrir a tigela e levar no refrigerador por 30 minutos.
2.     Fazer bolinhas e achatar um pouco. Colocar em tabuleiros forrados com papel vegetal e levar a assar em forno médio por 12-15 minutos.
3.     Rendimento: 30 a 35 biscoitos
4.     Conservar em recipiente de lata ou vidro.


domingo, 17 de maio de 2015

Jambalaya - Arroz com frango, camarão e chouriço




Para a Jambalaya:
·        300 Gramas de camarões grandes com casca ou 150 gramas de camarões limpos
·        150 Gramas de peito de frango cortado em cubos pequenos
·        75 Gramas de chouriço cortado em finas rodelas
·        1 Talo de aipo descascado e cortado em fatias bem finas
·        1 Pimentão (pimento) vermelho descascado e picado em fatias bem finas
·        2 Dentes de alho picadinho
·        1 Cebola cortada em finas fatias
·        400 Gramas de tomate sem pele e triturados no processador de alimentos até formar um molho
·        1 Colher de sopa de azeite de oliva
·        250 Gramas de arroz de grão longo (tipo arroz agulha)
·        500/600 Ml Caldo de frango
·        Cebolinha verde picadinha, ou salsa picadinha a gosto
·        1 Colher de sopa de tempero cajun
·        Sal
·        Limão em fatias
Para o tempero cajun:
·        1 Colher de sopa de cebola desidratada em flocos pequenos
·        1 Colher de chá de alho em pó
·        2 Colheres de sopa de mix de pimenta (preta, branca e verde) moída na hora
·        1 Colher de chá de pimenta calabresa seca
·        1 Colher de chá de pimenta caiena em pó
·        1 Colher de sobremesa de tomilho seco
·        1 Colher de sopa de estragão seco
·        1 Colher de sopa de orégãos secos
·        1 Colher de sopa de paprika picante
·        1 Colher de sopa de sal grosso
Preparando o tempero cajun:
1.     Colocar todos os temperos em um mine processador de alimentos e processar até estar tudo em pó. Colocar em um vidro. Conservar pelo período em que constam os vencimentos das ervas nas embalagens de origem.
Preparando a Jambalaya:
2.     Limpar os camarões de cabeças, cascas e vísceras. Conservar no refrigerador até a hora de usar.
3.     Colocar numa panela grande o azeite e quando aquecer juntar o chouriço e fritar até estarem bem dourados. Retirar o chouriço com uma escumadeira e reservar.
4.     Na mesma panela juntar o frango e fritar até começar a dourar. Retirar com a escumadeira. Reservar.
5.     Ainda na mesma panela refogar no azeite restante o alho por 30 segundos, juntar a cebola e refogar por mais 30 segundos, acrescentar então o aipo e o pimentão e refogar até que estejam macios. Juntar então o tempero cajun e misturar para que os aromas sejam libertados. Juntar então o molho de tomates e deixar cozinhar por 2 minutos depois de ferver.
6.     Acrescentar então o caldo de frango (reservando uma parte) o frango e o arroz. Verificar o sal e colocar o quanto mais for preciso. Deixar cozinhar por cerca de 20 minutos, juntar aos poucos o restante do caldo de frango se for preciso.
7.     Quando o arroz estiver cozido junte os camarões e cozinhe por mais cerca de 4 minutos. Juntar então o chouriço. Misturar. Colocar em recipiente de servir. Polvilhar com cebolinha e levar a mesa acompanhado de fatias de limão para serem espremidos sobre o arroz.
8.     Eu servi acompanhado com vinho branco seco.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Bolinhos sem glúten com farinha de teff


·        150 Gramas de farinha de teff
·        150 Gramas de manteiga amolecida
·        150 Gramas de açúcar
·        3 Ovos
·        1/2 Colher de chá de essência de baunilha
·        5 Colheres de sopa de leite

1.     Ligar o forno em temperatura média/moderada.
2.     Bater no liquidificador todos os ingredientes exceto a farinha. Juntar essa mistura a farinha e misturar muito bem para que não fique nenhum grumo.
3.     Despejar em forminhas de silicone, ou dentro em forminhas de papel que deverão estar colocadas em forminhas de alumínio.
4.     Levar para assar por 10 a 15 minutos, até que pressionando delicadamente o dedo no bolinho este não "afunde".
5.     Deixar esfriar. Servir.
6.     Os bolinhos ficam muito fofinhos.