sábado, 11 de outubro de 2014

Talharim com bacalhau, favas e pimentões


Serve 4 pessoas.

·        300 Gramas de Talharim caseiro fresco
·        400 Gramas de favas congeladas com pele (250 gramas sem pele)
·        ½ Alho francês finamente fatiado
·        4 Colheres de sopa de azeite de oliva
·        3 Dentes de alho triturados
·        1 Cebola pequena finamente fatiada
·        Postas magras de bacalhau (1 kilo) ou 300 Gramas de bacalhau em lascas, já demolhado, aferventado e livre de pele e espinha
·        2 Pimentões vermelhos, sem pele, picados em cubos grandes, temperados com pitada de sal e pimenta-do-reino
·        Pimenta do Reino moída na hora
·        Pimenta vermelha picadinha
·        Sal

1.     No caso de usar postas magras de bacalhau já demolhadas (dessalgadas): Numa panela grande ferver água e adicionar as postas. Cozinhar por uns minutos. Deixar esfriar um pouco e tirar as peles e as espinhas. Reservar o bacalhau e a água da cozedura.
2.     Ferver a água da cozedura do bacalhau e escaldar as favas congeladas (preservar a água). Retirar a pele das favas, temperar com pimenta-do-reino. Reservar.
3.     Dica: Para retirar a pele dos pimentões leve-os a forno pré-aquecido em temperatura máxima até a pele estar se soltando, a seguir passar por água fria que a pele se soltará facilmente.
4.     Colocar parte da água do bacalhau e mais um tanto de água para aquecer numa panela grande e quando ferver por a massa a cozer.
5.     Numa panela wok ou em uma frigideira alta e grande, aquecer o azeite (chama alta). Juntar o alho francês, a cebola, o alho e a pimenta vermelha, saltear sem parar de mexer até estar murcho. Ir juntando água da cozedura da massa até os legumes estarem bem cozidos (chama baixa). Juntar a wok as favas, a seguir o bacalhau, por último os pimentões. Baixar a chama do fogo.
6.     Escorrer a água da cozedura da massa e juntar ao preparado da wok. Temperar com pimenta-do-reino moída na hora. Misturar. Servir.
7.     O que restar da água da cozedura do bacalhau e de lascas de bacalhau pode ser congelado e ser usado para fazer uma canja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário