domingo, 8 de fevereiro de 2015

Bacalhau a minha maneira


Para 3 a 4 pessoas:

·        3 Postas grandes (800 gramas) de bacalhau demolhado
·        1 Alho francês pequeno, só a parte clara, fatiado finamente
·        1 Pimento (pimentão) vermelho, descascado em cortado em cubos
·        4 Tomates (500 gramas), sem pele, cortado em cubos
·        1 Cebola picadinha
·        2 Dentes grandes de alho picadinho
·        Punhado de manjericão fresco picado
·        Punhado pequeno de salsa fresca picada
·        5 Colheres de sopa de azeite
·        50 Gramas de azeitonas pretas, sem caroço e picadas ao meio
·        Pimenta vermelha picadinha ou chile
·        Pimenta do reino moída na hora
·        Sal
·       100 Ml de vinho branco seco
·        800 Gramas de batatas apropriadas para fritar

1.     Ferver água e escaldar o bacalhau, tomando imenso cuidado para não desfazer as postas. Retirar da água usando uma espátula grande e colocar sobre uma tábua, esperar esfriar um pouco e retirar as peles e espinhas. Reservar.
2.     Numa frigideira grande e alta colocar 4 colheres de sopa do azeite, quando aquecer juntar o alho, assim que começar a dourar juntar a pimenta vermelha picadinha e o alho francês, misturar por um minuto, juntar a cebola e refogar até estar tudo bem murcho. Juntar o pimentão, refogar por um minuto e acrescentar o tomate. Temperar com sal e pimenta do reino. Cozinhar por cerca de 10 minutos, até evaporar grande parte dos líquidos. Juntar o vinho, o manjericão e as azeitonas, misturar. Colocar cuidadosamente as postas de bacalhau por cima, tapar a frigideira e deixar cozinhando em chama pequena e baixa, sacudindo a frigideira de vez em quando.
3.     Entretanto descascar as batatas e cortar em rodelas grossas, regar com uma colher de sopa de azeite e levar a fritadeira elétrica por cerca de 20 minutos, até estarem macias. Caso não possua fritadeira elétrica frite a sua maneira as batatas.
4.     Dispor as batatas fritas numa travessa e espalhar sobre ela parte do molho, juntar por cima as postas de bacalhau (novamente usando a espátula grande) e regar com o restante do molho. Salpicar com a salsa picada. Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário