quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Espaguete a putanesca


Reza a lenda que na Itália este prato era preparado nos Bordeis para atrair clientes já que se trata de um prato relativamente barato, fácil e rápido de fazer.

Para duas pessoas:

·        300 Gramas de massa fresca, ou 200 gramas de massa seca
·        280/300 Gramas de tomate, bem maduro, porém firme
·        3 Colheres de sopa de azeite de oliva
·        4 Filés de anchova (aliche)
·        50 Gramas de azeitonas pretas sem caroços
·        1 Dente de alho grande
·        Sal grosso – para a água da cozedura da massa
·        1 Colher de sopa de alcaparras
·        Pimenta vermelha fresca, sem sementes. Em Portugal usar uma malagueta não muito grande, no Brasil usar uma pimenta dedo de moça
·        1 Colher de sopa bem cheia de salsa picadinha

1.     Para tirar a pele dos tomates faça uma ligeira incisão em forma de cruz na parte debaixo dele e mergulhe em água fervente, quando começar a soltar a pele retirar e mergulhar em água fria. Retirar a pele, sementes e picar em cubos. Reservar.
2.     Picar as anchovas e as azeitonas em pedacinhos, as azeitonas em rodelas, a pimenta vermelha fresca em tirinhas e o alho bem picadinho ou triturado.
3.     Preparar todos os ingredientes e por água em abundancia para ferver.
4.     Aquecer o azeite numa frigideira, juntar o alho, quando começar a dourar juntar os filés de anchovas e a pimenta vermelha, saltear por 1 minuto, juntar as alcaparras e as azeitonas, saltear mais um minuto e juntar os tomates e metade da salsa. Deixar cozinhar por 10 a 15 minutos em fogo de chama pequena e baixa.
5.     Entretanto quando a água ferver junte o sal grosso e coloque a massa para cozinhar al dente. Quando a massa estiver cozida escorra a água e junte o molho e o restante da salsa. Sirva.
6.     Não é necessário colocar sal no molho pois as anchovas, alcaparras e azeitonas já contem sal e o picante da pimenta ajuda a salientar o sal.
7.     No caso de não dispor de pimentas frescas substituir por chili ao gosto, apesar que o sabor com a pimenta fresca é muito mais gostoso.
8.     Pessoas que não gostam de salsa podem substituir por manjericão fresco picado, que deverá ser adicionado somente ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário