segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Nhoque com batata assada ao molho de camarão e tomilho



Serve 2 pessoas:

Para o nhoque:
·        375 gramas de batata farinhenta (batata rosada para fritar) - de preferência batatas pequenas para assar mais rápido
·        40 a 45 gramas de farinha de trigo, mais cerca de 10 gramas para polvilhar
·        1/4 colher de chá de sal
·        20 gramas de queijo parmesão ralado finamente

Para o molho:
·        350 gramas de camarões grandes e limpos de cascas e vísceras, secados com papel de cozinha
·        sal
·        2 1/2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais azeite para untar
·        1 dente grande de alho ralado
·        mix de pimentas moída na hora (pimenta branca, rosa, verde, preta, jamaica)
·        pimenta caiena em pó
·        2 colheres de sopa de sumo de limão
·        Alguns pequenos galhos de tomilho-limão, mais umas folhas de tomilho limão para polvilhar

1.    Lavar as batatas com casca muito bem e secar. Embrulhar separadamente em papel alumínio com a parte brilhante para dentro. Levar ao forno em temperatura de cerca de 200º C por cerca de 60 minutos, ou até estar macia.
2.   Quando retirar do forno colocar uma a uma no espremedor de batatas, não é necessário descascar pois a casca ficará retida dentro do descascador. Caso não tenha espremedor e usar amassador, esperar a batata esfriar um pouco, tirar a casca e amassar.
3.   Estando a batata morninha acrescentar um pouco da farinha, misturar, acrescentar o queijo e o sal, misturar, juntar aos poucos mais farinha, apenas até o ponto de poder fazer rolinhos. É essencial não usar muita farinha para que a massa fique muito leve. Amassar até estar bem homogéneo. Dividir em 4 partes. Em uma superfície, lisa e limpa, fazer rolinhos e cortar em pedaços de cerca de 1 cm. Passar sobre objeto apropiado para frisar o nhoque ou pressionar rolando sobre garfo fino. Colocar sobre bancada polvilhada com farinha de trigo.
4.   Quando for cozinhar colocar água para ferver e ligar o forno em temperatura de 100º C (que é para manter o nhoque quente enquanto cozinha). Untar com azeite um recipiente de ir a mesa.Reservar.
5.   Estando a água fervendo juntar um pouco de sal e acrescentar aos poucos o nhoque para cozer. Cerca de 10. Cozinhar por cerca de 1 a 2 minutos. Até que subam a superfície. Retirar usando uma escumadeira, deixar escorrer bem a água e colocar no recipiente reservado. Levar ao forno coberto com papel aluminio. Quando todos os nhoques estiverem cozidos preparar o molho.
6.   Colocar em uma frigideira o azeite e o alho, quando começar a ferver o azeite juntar o camarão e os galhos de tomilho, temperar com sal, mix de pimentas, pimenta caiena. Saltear por cerca de 5 minutos. Juntar o limão. Misturar. Colocar sobre o nhoque. Espalhar as folhas de tomilho por  cima. Servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário