sábado, 15 de novembro de 2014

Talharim caseiro de espinafre com frango, camarão e pimentão


Para o molho:
·        3 Coxas (no Brasil é sobrecoxa) de frango
·        Sal
·        Pimenta do reino moída na hora
·        3 Dentes (grandes) de alho triturado
·        Sal
·        3 Malaguetas (piripiri) picadinhas – ou outra pimenta vermelha
·        Chili seco – uso moído na hora
·        2 Colheres de sopa de azeite de oliva + 1 fio de azeite
·        1 Cebola pequena picada
·        200 Gramas de camarões pequenos
·        1 Pimentão vermelho grande, descascado e cortado em cubos
·        200 Ml de Natas (creme de leite)
Para a massa:
·        200 Gramas de folhas de espinafre, lavados e secos (na centrífuga para verduras)
·        100 Gramas de sêmola de grano duro
·        120 Gramas de Farinha de trigo tipo 65
·        2 Ovos médios
Para polvilhar:
·        4 Colheres de sopa de parmesão ralado bem grosso
·        1 Colher de sopa de coentro picadinha
A massa (parte um):
1.     Colocar as folhas de espinafre numa tijela, tapar, levar ao micro-ondas (temperatura média) por cerca de 4 minutos, mexer na metade do tempo. Deixar esfriar e espremer até sair toda a água. Levar ao liquidificador e juntar os 2 ovos, bater até formar um creme.
2.     Misturar a sêmola e a farinha e colocar numa superfície limpa e lisa, fazer uma cova ao meio e colocar dentro dela o creme de espinafre. Usando um garfo misture aos poucos, depois amassar com as mãos e sovar até obter uma massa bem lisa. Se necessário juntar mais um pouco de farinha, pois pode variar a quantidade da farinha de acordo com o tamanho do ovo. Deixar a massa descansando por 30 minutos.
O molho (parte um):
3.     Tirar a pele e as gorduras da coxa (sobrecoxa), temperar com sal, 2 dentes de alhos triturados, pimenta do reino e com as malaguetas. Colocar numa tijela, cobrir e levar a geladeira.
4.     Limpar as tripas do camarão, temperar com chili e muito pouco sal. Cobrir e levar a geladeira.
A massa (parte dois):
5.     Dividir a massa em pedaços, passar por cilindro, começar pelo número um, a seguir pelo número dois, etc…até chegar ao número cinco. Passar pela parte do cortador de talharim e colocar sobre papel vegetal para que não grudem uns aos outros. Reservar.
O molho (parte dois)
6.     Colocar numa pequena panela uma colher do azeite, juntar um dente de alho triturado, quando dourar juntar os camarões (usar chama alta). Saltear por cerca de dois minutos. Retirar da panela, deixando permanecer a parte liquida. Reservar.
7.     Na mesma panela juntar o pimentão, cozinhar muito rapidamente. Queremos que fique al dente. Retirar do fogo, salpicar pitadinha de sal e chili. Misturar. Reservar.
8.     Continuando a usar a mesma panela, juntar nela a outra colher de azeite, acrescentar o frango, baixar a chama, estufar um bocadinho o frango, juntar a cebola, refogar até a cebola estar murcha, cobrir com água fervendo. Deixar cozinhar até estar macio e restar apenas ¾ de xícara de caldo. Retirar o frango e com o auxílio de um garfo e faca desfazer em lascas, voltar ele na panela. Reservar.
Finalização:
9.     Em uma panela grande, com água fervente e sal, cozinhar a massa até estar al dente. Escorrer a água, regar com o fio de azeite, misturar. Reservar.
10.  Aquecer o frango com o molho em que foi cozido, juntar a nata (creme de leite), deixar ferver um pouco, até começar a engrossar. Verificar o sal e o picante, se necessário juntar mais um pouco de sal e chili. Juntar os camarões (reservar uns poucos para decorar), acrescentar os pimentões e juntar tudo a massa. Misturar tudo e colocar numa travessa. Polvilhar com o queijo. Colocar por cima os camarões reservados e polvilhar com o coentro picado. Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário