domingo, 13 de março de 2016

Pizza de chouriço com massa caseira



Quando fiz a primeira vez essa receita eu coloquei o chouriço sem assar, a pizza ficou bastante gostosa, mas um bocado oleosa, então na segunda vez decidi pré-assar o chouriço e o coloquei sobre papel vegetal, porém da terceira vez resolvi fazer outro teste e colocar sobre folhas (duplas) de papel de cozinha e então achei o resultado perfeito, pois obtive uma pizza extremamente saborosa, com massa e chouriço ligeiramente crocantes e com muito pouca gordura e portanto mais saudável.
Nas duas primeiras vezes que fiz usei o queijo flamengo light e ficou maravilhoso por ser mais cremoso. Nessa terceira vez usei muzzarela, que não é tão cremosa e então apesar de ter ficado excelente eu continuo achando que com o queijo flamengo o resultado é melhor. Penso que também ficaria muito bom usar queijo ementhal. Eu adoro fazer experiências.

Para a massa:
·        240 Gramas de farinha de trigo + farinha extra para polvilhar a bancada
·        1/4 Colher de chá de sal
·        1/4 Colher de chá de açúcar
·        7 Gramas de fermento biológico fresco
·        140 Ml de água morna
·        2 1/2 Colheres de chá de azeite de oliva
Para o molho:
·        1 Tomate sem pele
·        Sal
·        Pimenta do reino - de preferência moída na hora
·        Oréganos secos
Para a cobertura:
·        200 Gramas de chouriço cortado em rodelas
·        200 Gramas de queijo flamengo light cortado em cubos - ou outro queijo
·        20 Azeitonas pretas
·        8 (100 gramas) de tomates cereja
·        Folhas de manjericão fresco ou de oréganos

A massa:
1.  Colocar numa tigela o fermento, o açúcar, o azeite, o sal e a água, misturar para diluir o fermento. Juntar a farinha aos poucos mexendo com um pau duro ou com colher de bambu. Quando não conseguir mais mexer polvilhar uma superfície  limpa com o restante da farinha e colocar a massa, então sovar até obter uma massa lisa.
2.  Untar com azeite uma tigela e colocar nessa a massa, cobrir e deixar repousando por cerca de 60 minutos, até dobrar de volume.
O molho:
3.  Picar e esmagar com um garfo o tomate, temperar com os outros ingredientes. Reservar.
A cobertura:
4.  Forrar um tabuleiro com papel de cozinha, espalhar nele o chouriço. Reservar.
Finalizando:
5.  Ligar o forno em temperatura média e levar ao forno o tabuleiro com o chouriço. Retirar do forno o chouriço e apalpar com papel de cozinha para absorver a gordura que restar por cima. Reservar.
6.  Enquanto isto, untar com azeite e polvilhar com farinha de trigo uma forma de 35 cm para pizza. Polvilhar com farinha uma bancada limpa. Abrir a massa e cobrir a forma. Espalhar o molho. Recortar a massa excedente. Deixar descansar por 15 minutos.
7.  Levar a massa da pizza ao forno por 20 minutos, ou até que esteja assada. Retirar, espalhar o chouriço e nos entremeios o queijo. Espalhar os tomates e as azeitonas. Levar ao forno até derreter o queijo. Juntar as folhas de manjericão. Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário