segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bolo de claras e courgette (abobrinha) simples



É a segunda vez que faço esse bolo e fica mesmo tão bom que resolvi colocar no meu blogue e partilhar.
Essa receita nasceu de eu estar pensando em outras formas de aproveitar as claras. Claro que eu já sabia que havia muitos bolos, mas não quis seguir nenhuma receita e resolvi criar a minha.
Vi uma receita que levava 8 claras e geralmente não tenho tanta clara assim e também levava laranja, fruta que nessa época cá em Portugal não é de época. Então temos que comprar e ficarmos insatisfeitos por virem muito secas.
Como aqui é temporada de courgettes eu resolvi substituir o sumo de laranja por courgette e em uma quantidade maior (já que a courgette tem menos líquido) e usar somente a metade dos outros ingredientes.
O resultado foi espetacular. O bolo fica muito fofinho.


·        120 Gramas de açúcar
·        60 Gramas de margarina para culinária + margarina para untar
·        1/4 Colher de chá de essência de baunilha
·        100 Gramas de courgette descascada e cortada como espaguete
·        100 Gramas de farinha de trigo
·        1/2 Colher de chá de fermento em pó
·        4 Claras

1.  Começar untando uma forma de 20 cm de diâmetro e forrando com papel de forno.
2.  Ligar o forno em temperatura moderada-média.
3.  Misturar muito bem o açúcar com a margarina e a essência de baunilha até obter um creme, juntar a courgette e misturar. A seguir acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, misturar. Reservar.
4.  Bater as claras em neve e juntar ao preparado anterior. Envolver tudo com delicadeza até estar bem homogéneo. Colocar na forma e levar ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.
5.  Deixar esfriar na própria forma.
6.  Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário