terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pão integral de abóbora


Para a massa:
·        1 Xícara de abóbora cozida
·        1 Colher de sopa (25 gramas) de fermento biológico fresco
·        2 Colheres de sopa (40 gramas) de açúcar mascavo claro
·        2 Ovos
·        4 Colheres de sopa (60 gramas) de manteiga amolecida
·        100 Ml de leite ligeiramente morno
·        1 Colher de chá de sal
·        2 e ½ Xícara de chá (300 gramas) de farinha de trigo integral
·        3 Xícaras de chá (360 gramas) de farinha de trigo, + 40 gramas
Para a cobertura:
·        1 Gema para pincelar
·        1 e ½ Colher de sopa de sementes de sésamo (gergelim)

1.     Para obter uma xícara de abóbora eu cozinhei no vapor cerca de 1 xícara e ½ de abóbora picadinha em cubos e passei pelo espremedor de batatas. Como ela solta muita água ela diminui e portanto é importante colocar a mais. Caso não tenha como cozinhar no vapor, use o mínimo de água para cozinhar.
2.     Numa tigela grande colocar o fermento e o açúcar, misturar até o fermento derreter. Juntar o leite, mexer bem. Acrescentar os ovos, a manteiga, o sal, a abóbora e toda a farinha integral, misturar com uma colher grande de bambu ou de pau. Ir acrescentando aos poucos a farinha de trigo e quando não conseguir mais mexer com a colher coloque farinha numa bancada e por cima a massa e vá juntando a farinha e sovando a massa. Se necessário usar as 40 gramas extras da farinha. A massa estará boa quando não grudar mais na mão. Colocar então em outra tigela e levar ao forno (desligado) para descansar até dobrar de volume.
3.     Modelar os pães usando cerca de 60 gramas de massa. Colocar em tabuleiros untados, mantendo distância para terem espaço para crescer. Pincelar com a gema de ovo batida e salpicar as sementes de sésamo. Deixar descansar novamente até dobrar de volume. Levar a assar em forno moderado pré-aquecido até estar bem dourado.
4.     Rendimento 19 pães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário