sábado, 30 de janeiro de 2016

Espaguete caseiro ao molho de abacate e camarões



Essa deliciosa receita pode também ser feito com espaguete comprado, porém o sabor fica de certeza a dever a delícia que é uma massa caseira.
Dica: Normalmente uma massa caseira de um ovo grande rende cerca de 160-165 gramas de massa fresca.

Para 2 pessoas saborearem com moderação:

Para a massa:
·        50 Gramas de sêmola de grano duro
·        50 Gramas de farinha de trigo + farinha extra para polvilhar
·        1 Ovo grande
·        Azeite para untar
Para o molho:
·        1 Abacate pequeno (200 gramas)
·        1 Dente de alho ralado
·        2-3 Colheres de sopa de caldo de limão
·        Sal
·        Mistura de pimentas e especiarias moída na hora (pimentas preta, rosa, branca, da jamaica e verde, coentro em grão) - em substituição usar apenas algum tipo de pimenta moída
·        Cerca de 3/4 de xícara de chá de folhas de manjericão lavadas
·        Parte da água da cozedura do macarrão
Para acompanhar:
·        150 Gramas de camarões grandes limpos de cascas e vísceras
·        Sal
·        Mistura de pimentas e especiarias moída na hora
·        Pitada de pimenta cayenne - em substituição usar piri-piri seco ou chilli
·        1 Dente de alho ralado
·        1/2 Colher de chá de raspas de limão
·        1 Colher de sopa de azeite de oliva
Para polvilhar:
·        1 Colher de chá de raspas de limão

Fazendo:

1.  Forrar um tabuleiro com papel de cozinha. Polvilhar com farinha de trigo. Reservar.
2.  Colocar a sêmola de grano duro e a farinha de trigo numa tigela, fazer uma pequena cova ao centro e juntar o ovo, misturar muito bem com uma colher de pau, a seguir transferir para uma bancada limpa e sovar a massa até ficar lisa. Juntar mais farinha se for necessário, o ponto correto é não estar grudando nas mãos e estar uma massa bem elástica. Colocar em pequena tigela untada com azeite e cobrir com filme plástico. Deixar repousar por 30 minutos.Quando a massa estiver descansada cortar em 3 partes. Deixar 2 partes continuar descansando (cobertas com o filme plástico) e a outra parte polvilhar com farinha e achatar com a mão. Passar por cilindro, usando inicialmente a parte mais grossa e a seguir ir passando pela mais fina, até chegar ao 6. A cada vez que passar pelo cilindro polvilhar ligeiramente com farinha. Quando a massa já estiver bem firme e fina cortar as laterais e as extremidades (não jogar fora as extremidades, guardar para juntar as outras extremidades e continuar a confecionar o espaguete). Polvilhar com mais farinha. Passar na máquina de massa na parte de cortar espaguete e novamente polvilhar com mais farinha. Colocar no tabuleiro reservado. Esse processo de polvilhar mais de uma vez com farinha é para que a massa não grude uma na outra.














3.  Colocar água (cerca de quase 2 litros) para ferver para cozer a massa e quando ferver juntar um pouco de sal.
4.  Colocar num copo grande o abacate (sem casca e semente), juntar o caldo de limão, sal, pimenta com especiarias, manjericão e o alho. Processar. Reservar.
5.  Colocar a massa para cozinhar na panela com água fervendo com sal.
6.  Enquanto isto colocar uma colher de azeite numa frigideira e quando aquecer juntar o alho ralado, a seguir juntar o camarão, saltear (fogo alto). Temperar com sal e mistura de especiarias, pitada de pimenta cayenne. Quando o camarão pegar cor juntar uma colher de sopa de limão e a 1/2 colher de chá de raspas de limão e baixar o fogo.
7.  Escorrer a massa do macarrão, porém não esquecer de reservar cerca de 1/2 xícara da água da cozedura.
8.  Juntar parte da água da cozedura da massa ao molho do abacate até estar em uma consistência que não seja muito grossa e nem muito liquida. Misturar a massa. Colocar em travessa de servir. Colocar por cima os camarões. Polvilhar com o restante das raspas de limão. Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário