quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Pão integral com grãos e sementes


·        80 Gramas de mix de grãos e sementes (sementes de abóbora, linhaça dourada, linhaça castanha, girassol, sésamo e papoula). No Brasil sésamo é conhecido como gergelim.
·        300 Ml de água fria
·        500 Gramas de farinha de trigo integral + farinha para polvilhar
·        10 Gramas (2 colheres de chá) de sal
·        15 Gramas de fermento biológico fresco ou 5 gramas de fermento biológico seco
·        80 Ml de água morna

1.     Na véspera misturar os grão e as sementes nos 300 ml de água fria, cobrir e levar a geladeira durante a noite toda.
2.     Na manhã seguinte colocar a farinha e o sal numa tigela grande, misturar. Reservar.
3.     Diluir o fermento na água morna e juntar na tigela com a farinha e o sal, juntar a água com a sementes e amassar com a mão até estar uma massa homogénea. Cobrir a massa e deixar descansar por 10 minutos e novamente amassar. Repetir este processo por mais 3 vezes, sendo que na última vez deixar descansar por uma hora ou até dobrar de volume.



4.     Polvilhar farinha na bancada limpa e sovar a massa até estar lisa. Modelar e colocar em forma para pão (grande), untada. Polvilhar com farinha de trigo integral.
5.     Cobrir e deixar descansar por mais uma hora, ou até dobrar de volume.

6.     Quando ver que a massa já está quase no ponto de ser assada ligar o forno em temperatura máxima por 20 minutos, colocar uma assadeira na grade debaixo e derramar nela um copo de água fria. Mudar a temperatura do forno para média e levar a massa para assar colocando-a na grade central. Assar por cerca de 30 minutos, até estar bem dourado. Retirar do forno e bater com as pontas dos dedos para ouvir se soa oco, caso não soar voltar ao forno pelo tempo necessário para terminar de assar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário