quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Biscoitos natalinos com especiarias




·        110 Gramas de manteiga
·        75 Gramas de melaço de cana
·        1 Colher de chá rasa de cardamomo moído
·        1/4 Colher de chá de pimenta (preta) moída
·        1 Colher de chá bem rasa de pimenta da jamaica moída
·        50 Gramas de açúcar comum
·        1 Colher de sopa de farinha de amêndoas ou de amêndoas trituradas no processador de alimentos
·        200 Gramas de Farinha de trigo
·        1/2 Colher de chá de bicarbonato de sódio
·        1 Gema de ovo batida
·        Açúcar em pó para polvilhar

1.     Colocar em uma pequena tigela a manteiga e o melaço, levar ao micro-ondas para derreter, ou então levar ao fogo numa pequena panela. Deixar esfriar. Reservar.
2.     As especiarias eu compro tudo em grão, pois tem muito mais sabor. Eu tenho um moedor que uso especialmente para moer grãos de diferentes tipos e então faço a moedura deles (separadamente) na hora de usar e com a quantidade exata a ser usada, isto faz com que os aromas e sabores sejam muito melhores.
3.     Mas vamos a confecção dos biscoitos. Numa tigela grande colocar todos os ingredientes secos e misturar. Fazer uma cova e colocar no meio a mistura da manteiga com o melaço de cana e o ovo batido. Misturar tudo muito bem até estar tudo bem homogêneo. Vai ficar uma massa ligeiramente mole. Dividir em três partes para ficar mais fácil na hora de abrir. Cobrir com filme PVC e levar ao refrigerador por no mínimo 30 minutos, ou até que fique firme.
4.     Abrir a massa entre duas folhas de papel vegetal (papel de forno), ou entre dois plásticos grossos. Cortar os biscoitos usando cortadores de formas natalinas e colocar em tabuleiros rasos e forrados com papel vegetal (papel de forno).
5.     Pré-aquecer o forno médio-moderado por 15 minutos e levar assar por cerca de 10 minutos. Assim que tocar com suavidade o biscoito e não afundar já é momento de ser retirado do forno. Deixar esfriar um pouco, até estar já firme e então transferir para uma grade para esfriar totalmente.


6.     Polvilhar com açúcar em pó.
7.     Uma dica é colocar o açúcar em pó na geladeira porque assim ele adere facilmente ao biscoito.
8.     Deve ser conservado em recipiente de lata ou de vidro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário