sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Escondidinho de bacalhau com couve




·        2 Postas grandes de bacalhau demolhadas (700 gramas)
·        1 Couve penca (tronchuda) - 200 gramas só de folhas já sem os talos grossos
·        12 Batatinhas novas bem pequenas - 300 à 350 gramas
·        1 Tomate grande
·        1 Ovo
·        Pimenta acabada de moer
·        3 Dentes de alho sem a parte central, picadinho
·        1/2 Xícara de chá de azeite de oliva
·        Sal
·        12 Azeitonas pretas picadas em rodelas
·        1 Cebola picada em meia lua


1.     Colocar água numa panela e levar ao fogo e quando ferver adicionar o bacalhau e cozinhar rapidamente. Retirar o bacalhau e colocar sobre uma tábua de cozinha. Retirar parte da água e colocar em uma tigela. Juntar mais água na panela e as batatinhas com cascas e bem lavadas. Enquanto isto retirar as espinhas e peles do bacalhau e colocar dentro da água reservada na tigela.
2.     Retirar os talos grossos das folhas de couve. Descartar. Picar a couve grosseiramente e quando as batatinhas estiverem cozidas retirar para uma tigela e cobrir com parte da água da panela.  A seguir juntar a couve na água que restar na panela e escaldar. Escorrer toda a água. Temperar com pitadinhas de sal e pimenta. Reservar.
3.     Cozinhar o ovo e quando retirá-lo aproveitar a água quente para escaldar o tomate para retirar-lhe e pele. A seguir descascar o ovo e picar em cubos, bem como o tomate. Reservar o ovo e levar o tomate ao fogo e cozinhar por cerca de 3 minutos. Temperar com pimenta. Reservar.
4.     Colocar um pouco do azeite numa panela e fritar (sem dourar) o alho. Retirar. Reservar. A seguir juntar a cebola e assim que começar a murchar retirar. Reservar.
5.     Colocar mais um pouco de azeite na panela. Escorrer bem a água do bacalhau, temperar com pimenta. Saltear na panela. Reservar.
6.     Escorrer a água das batatas e dar-lhes um murro para esmagar ligeiramente.
7.     Montagem: Colocar uma pequena quantidade do azeite no fundo de cada taça. Dividir a couve em duas porções. Reservar uma porção e distribuir a outra pelas taças. A seguir distribuir pelas taças os ingredientes na seguinte ordem: Bacalhau, alho, batatas (2 em cada taças), tomate, cebola, ovo, azeitonas, a couve reservada e o restante do azeite.
8.     Levar ao forno, que deve ser ligado em temperatura média, assim que começar a montagem. Deixar no forno por cerca de 15 minutos. Servir.
9.     As taças que usei são de 250 ml. Já fiz este prato usando um único recipiente, porém gosto mais dessa forma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário