segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Torta de morango com creme e gelatina



Para a massa:
·        230 Gramas de farinha de trigo
·        1 Pitada de Sal
·        1 Colher de sopa de açúcar
·        115 Gramas de manteiga fria de refrigerador e cortada em cubos
·        75 Ml de água gelada

Para o recheio - 1ª Camada:
·        4 Gemas passadas por peneira
·        1 Lata de leite condensado
·        A mesma medida da lata de leite
·        2 Colheres  de sopa bem cheias  de amido de milho
·        1 Colher de chá de essência de baunilha

Para o recheio - 2ª Camada:
·        1 Caixa de gelatina de sabor morango
·        1 Saqueta (10 gramas) de gelatina neutra (gelatina sem sabor)
·        Morangos frescos picados ao meio se forem pequenos, se forem grandes corte em 4 partes.
·        500 Ml de água - sendo 250 ml de água quente e 200 de água gelada e 50 ml de água fria

Preparando a massa:
1.     Colocar a farinha no processador de alimentos com a manteiga em pedaços com uma pitada de sal e o açúcar, processar até formar uma farofa (tipo areia grossa), a seguir transferir para uma superfície limpa e lisa, fazer  uma cova ao centro e juntar a água gelada. Misturar com as mãos até obter uma massa homogénea e lisa, porém sem trabalhar a massa demasiadamente. Se necessário juntar mais um pouco de água gelada ou farinha. Envolver em filme plástico e a seguir deixar descansar  no refrigerador por no mínimo 40 minutos. Pode fazer a massa na véspera, ou então pode congelar por no máximo um mês e quando for usar deixar descongelar naturalmente no refrigerador.
2.     Ligar o forno para aquecer em temperatura moderada.
3.     Abrir a massa sobre superfície limpa e enfarinhada. Colocar em forma de cerca de 26 cm de diâmetro com fundo amovível ou forma de silicone. Eu prefiro de silicone com furinhos. Como está.
 
4.     Fazer furos por toda a massa para não criar bolhas de ar ao assar.
5.     Minha dica é não cortar a massa que ultrapassar as bordas da forma imediatamente pois a tendência dela é encolher um pouco quando levamos ao forno. Sugiro que leve ao forno por 10 minutos e só depois disso recorte e volte ao forno até que esteja ligeiramente alourada. Deixar esfriar bem antes de desinformar para não se quebrar.

Preparando o recheio - 1ª Camada:
1.     Dissolver a gema no leite, juntar o amido de milho e também diluir bem. Acrescentar o leite condensado e misturar bem. Levar ao fogo mexendo sempre para não criar grumos. Quando começar a engrossar abaixar a chama e deixar cozinhar até estar um creme bem espesso. Deixar esfriar bem antes de usar. Também pode ser feito de véspera e conservado no refrigerador até ser usado. Se congelado deve ser descongelado naturalmente no refrigerador.

 Preparando o recheio - 2ª Camada:
1.     Colocar em um recipiente pequeno a gelatina neutra e diluir em cerca de 50 ml de água fria.
2.     Em um recipiente com tampa colocar a gelatina sabor morango, juntar a água quente e a gelatina neutra diluída, misturar muito bem até estar tudo muito bem diluído. Juntar a água gelada e novamente misturar bem. Tampar e levar ao refrigerador. Mexer após uns 15 minutos. Voltar ao refrigerador e ir observando sempre, (a cerca de cada 3 minutos). Quando verificar que a gelatina está espessa deve ser usada. Ela não pode estar aquosa e nem em forma de gelatina. Ela tem que estar em um ponto que não se misture ao creme e nem que umedeça a massa.

Montagem:
1.     Espalhar o creme sobre a massa. A seguir a gelatina. Por último acrescentar os morangos. Levar ao refrigerador por no mínimo 30-40 minutos antes de servir.
2.     Por conter fruta fresca deve ser consumida em no máximo 2 dias e não pode ser congelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário