domingo, 5 de junho de 2016

Geleia de cerejas



Isto de que é preciso muito açúcar para se fazer geleia para mim não passa de lenda, o que é preciso é pectina. Existe várias maneiras de preparar a pectina em casa, porém acho muito mais eficiente e prático comprar a pectina em pó. Funciona de forma maravilhosa.

·        700 Gramas de cerejas frescas
·        2 Colheres de sopa de sumo de limão
·        200 Gramas de açúcar
·        1 1/2 Colher de chá de pectina em pó

1.     Lavar as cerejas, retirar caules e sementes.
2.     Em um pequeno recipiente misturar 50 gramas do açúcar com a pectina. Reservar.
3.     Colocar as cerejas numa panela juntamente com o restante do açúcar ( 150 gramas) e o sumo de limão. Levar ao fogo em chama alta. Assim que ferver polvilhar o açúcar misturado a pectina. Misturar. Abaixar a chama do fogo. Cozinhar por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Amassar um pouco as cerejas com o amassador de batatas. Continuar a cozedura e de vez em quando repetir o processo de amassar até adquirir o ponto de geleia mole e meio rala.  Atenção, quando esfriar a geleia vai engrossar mais, portanto é importante não deixar engrossar muito.
4.     Colocar em vidros esterilizados.
5.     Para esterilizar os vidros colocar dentro de uma panela,  cobrir com água e levar ao fogo. Deixar ferver um pouco. Retirar com um pegador e deixar secar antes de utilizar.
6.     Caso não vá consumir rapidamente congelar parte da geleia. Quando for descongelar retirar do congelador e deixar no refrigerador descongelando naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário