sexta-feira, 10 de junho de 2016

Guacamole e camarão no pão pita



Gostei muito do resultado final. Recebi muitos elogios de meu marido, ele sempre me elogia muito, pois realmente sente prazer em comer o que faço, mas dessa vez ele disse que eu me superei.
Comemos como prato único acompanhado de um delicioso vinho branco, mas penso que fica ótimo servido para cerca de 4 pessoas como entrada.

O pão pita:
·        120 Ml de água
·        1/2 Colher de sopa de azeite de oliva + azeite para untar
·        1/2 Colher de chá de sal
·        200 Gramas de farinha de trigo + farinha para polvilhar
·        1/2 Colher de chá de açúcar
·        1/2 Colher de chá de fermento biológico seco

1.     Colocar em uma tigela a farinha de trigo, o sal, o açúcar e o fermento. Misturar. Juntar a água e o azeite. Misturar com uma colher de pau.
2.     Polvilhar uma bancada limpa com um pouco de farinha de trigo, transferir a massa para a bancada, sovar a massa. Atenção, é uma massa bastante pegajosa, só polvilhar com mais um pouco de farinha se estiver extremamente pegajosa. Lembre-se que ao sovar a massa ela começa a ficar mais elástica e menos grudenta.
3.     Untar uma tigela com azeite, colocar a massa. Cobrir a tigela com filme aderente ou com um pano limpo úmido. Deixar descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
4.     Polvilhar a bancada com farinha, colocar a massa  dividir em 8 porções (cerca de 40 gramas cada porção).  Bolear cada pedaço da massa e abrir no formato que desejar, espessura de cerca de 1 cm. Cobrir com um pano limpo e seco e deixar descansando.
5.     Levar ao forno um tabuleiro vazio. Ligar o forno em temperatura alta, após 15 minutos forrar o tabuleiro quente do forno com papel vegetal e transferir os pães para o tabuleiro e levar ao forno e assar por cerca 5 a 7 minutos. Quando retirar do forno transferir para uma grade, após estarem mornos embrulhar em um pano afim de que permaneçam macios.
6.     Pode fazer essa mesma receita utilizando o dobro dos ingredientes e consumir os pães com recheios diversos ou utilizar para fazer minis pizzas.
7.     Podem ser congelados.


Os camarões:
·        300 Gramas de camarões
·        1 Colher de sopa de azeite de oliva
·        1 Dente grande de alho ralado
·        Sal
·        Pitada de pimenta de cayenne
·        Pimenta do reino
1.     Colocar o azeite em uma frigideira e levar ao fogo alto, quando começar a aquecer juntar o alho, deixar dourar. Juntar os camarões, saltear. Temperar com o sal, a pimenta de cayenne e a pimenta do reino. Quando já estiverem cozidos e dourados desligar o fogo. Reservar.

A guacamole:
·        1 Abacate tamanho médio
·        1 Cebola finamente picada
·        1 Tomate sem pele e sem sementes picado em pequenos cubos
·        1 Pedaço de pimenta vermelha picada bem pequena, sem as sementes - usei pimenta dedo de moça que eu trouxe do Brasil no mês passado, aqui em Portugal sugiro usar malagueta
·        Sumo de 1 lima (limão-taiti)
·        2 Colheres de sopa de folhas de coentros picados + folhas para decorar
·        Pimenta do reino
·        Sal

1.     Colocar a polpa do abacate em um recipiente junto com o caldo de limão. Amassar com um amassador de batata, ou com um garfo. A seguir juntar a cebola, tomate, pimenta vermelha e folhas picadas de coentros. Misturar. Temperar com pimenta do reino e sal.

Montagem:
1.     Cortar os pães ao meio. Espalhar sobre uma travessa de ir a mesa.
2.     Distribuir a guacamole sobre as metades dos pães.
3.     Colocar sobre cada porção um camarão.
4.     Colocar folhinhas de coentros sobre cada porção.
5.     Enfeitar com flores comestíveis. - opcional


Nenhum comentário:

Postar um comentário