segunda-feira, 27 de julho de 2015

Barquete - Massa



Vou primeiro dar a receita original de minha mãe.

·        2 colheres de sopa  bem cheias de banha de coco
·        1 colher de sopa de manteiga
·        1 gema
·        1 ovo inteiro
·        1 colher de sopa rasa de sal
·        1 copo (150 ml) de água gelada
·        Farinha de trigo até o ponto da massa abrir

1.     Deixa descansar 2 hrs
2.     A massa é colocada fora das forminhas de bruço.
3.     Põe na assadeira e leve a assar.
4.     Abre a massa com o rolo e corta com um copo ou cortador para ficar mais fácil de colocar nas formas.
5.     Pode fazer na véspera.

Eu fiz algumas vezes a muitos anos atrás a receita da minha mãe, depois passei a não conseguir mais comprar a banha de coco e então fiz (no Brasil) com gordura hidrogenada e achei bom também, mas diferente. Aqui em Portugal muitas vezes pensei em fazer com banha de porco, mas acabei por não fazer e dessa vez resolvi testar com óleo de coco (que custam os olhos da cara) e ficaram muito bons, mas eu ainda quero testar novas receitas.
A receita original da minha mãe tinha imenso rendimento e como o jantar aqui que eu ofereci era apenas para 6 pessoas eu resolvi fazer meio receita e então usei os ingredientes abaixo:

·        1 1/2 Colher de sopa de óleo de coco (15 gramas)
·        1/2 Colher de manteiga (6 gramas)
·        1 Gema
·        1/2 Clara de ovo (19 gramas)
·        1 Colher de chá de sal
·        75 Ml de água gelada
·        Aproximadamente 250 gramas de farinha de trigo

1.     Eu coloquei numa tigela o óleo de coco, a margarina, a gema e a clara de ovo e o sal com um pouco de farinha e misturei bem, só então adicionei a água gelada e depois fui adicionando aos poucos a farinha de trigo e amassando até obter uma massa no ponto de abrir.
2.     Como aqui estamos no verão e o calor é imenso eu coloquei a massa para descansar no refrigerador. Ela ficou com bastante textura e muito fácil para abrir com o rolo. Eu cortei com um cortador de aro grande antes de colocar sobre a forma de barco e cortei a massa excedente pressionando a massa sobre as bordas da forma.

3.     Levei a assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 15 minutos. Retirei do forno e coloquei sobre uma grade para esfriar.

4.     Servi recheada com legumes assados picantes e adocicados.
5.     Meu rendimento foi de 34 barquetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário