quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Charutos de atum


·        400 Gramas (aproximadamente) de tomates sem pele picados em cubos (3 a 4 tomates)
·        1 Cebola média
·        1 Cebola pequena
·        1 Dente grande de alho
·        Pimenta vermelha
·        Pimenta do reino
·        1 Cubo de caldo de peixe
·        1 Xícara de chá de atum em azeite
·        1 Xícara de café de arroz
·        Salsinha
·        10 Azeitonas verdes picadas
·        1 Pitada de sal
·        1 Pitada de piripiri (pimenta vermelha em pó)
·        Folhas de couve lombarda ou folhas de repolho

1.     Molho: Escorrer o azeite do atum numa frigideira alta e nele refogar o alho e a cebola média. Juntar os tomates, o cubo de caldo de peixe, a pimenta vermelha e do reino e cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Reservar.
2.     Recheio: Numa tigela colocar o atum, o arroz, salsinha picada, pitada de sal, pitada de piripiri, pimenta do reino, cebola pequena picadinha e as azeitonas. Misturar bem. Reservar.
3.     Passar as folhas de couve lombarda ou de repolho por água fervente até estarem murchas. Cortar o excesso do talo principal para facilitar na hora de montar o charuto. Cuidado para não cortar demais e estragar a folha. Reservar.
4.     Montagem: Coloque uma colher bem cheia do recheio no centro dentro da folha (na parte inicial da folha), enrole um pouco e vire as laterais da folha para dentro, termine de enrolar formando assim o charuto. Coloque sobre o molho na frigideira.
5.     Quando terminar a montagem junte a frigideira 250 ml de água. Leve ao fogo baixo por cerca de 20 minutos tampado com um prato um pouco menor que a frigideira para fazer peso sobre os charutos e estes não abrirem. Sirva a seguir. Ficam deliciosos e muito saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário