domingo, 20 de abril de 2014

Pão com chouriço de carne


Para a massa:
·        50 Ml de água ligeiramente morna
·        50 Ml de leite ligeiramente morno
·        1 Colher de chá de fermento biológico seco
·        1 Colher de chá (rasa) de açúcar
·        ½ Colher de chá de sal
·        2 ½ Colheres de chá de azeite de oliva
·        1 Ovo batido
·        Farinha de trigo até a massa desgrudar da mão
Para o recheio:
·        1 Chouriço de carne cortado as rodelas finas, sem a pele

1.     Misturar todos os ingredientes numa tigela (menos o ovo e a farinha), acrescentar um pouco de farinha e misturar, juntar o ovo batido, misturar. Juntar então aos poucos mais farinha, até que a massa desgrude da mão. Colocar em uma tigela untada com azeite, cobrir com plástico aderente e deixar repousar até que dobre de volume, cerca de uma hora. O rendimento deverá ser em torno de 400 gramas de massa. Dividir em 4 pedaços.
2.     Polvilhar farinha de trigo na bancada, abrir a massa em forma retangular, colocar ¼ do chouriço no inicio do retângulo, enrolar feito rocambole e colocar em tabuleiro forrado com papel vegetal ou untado e polvilhado com farinha de trigo. Repetir o mesmo processo com o restante da massa. Fazer cortes transversais nos pães.
3.     Novamente deixar repousar por cerca de uma hora. Levar a assar em forno médio, pré-aquecido, até estarem dourados. Servir.
4.     Essa massa fica perfeita também para fazer pães com recheios de azeitonas, salame, linguiça calabresa, etc…
5.     Servidos como entrada fazem muito sucesso, ou então podem ser comidos ao pé da lareira com um bom vinho, mas são também maravilhosos frios servidos num piquenique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário