domingo, 29 de março de 2015

Legumes com provolone


Para 3 a 4 pessoas:

·        650/700 Gramas de beringela
·        650/700 Gramas de batatas
·        200 Gramas de queijo provolone
·        250 Gramas de tomate cereja
·        80 Gramas de azeitonas pretas fatiadas
·        Tempero para grelhados a base de pimenta e ervas aromáticas
·        4 Colheres de sopa de azeite de oliva, sendo 1 colher para a beringela, 2 colheres para os tomates e 1 para as batatas + azeite extra para untar
·        Sal grosso
·        Sal refinado
·        Pimenta do reino
·        Manjericão fresco

1.     Cortar a beringela em rodelas de grossas (cerca de 1 cm de espessura), salpicar com sal grosso e colocar em um escorredor. Deixar repousando por no mínimo 30 minutos.
2.     Descascar as batatas, cortar em rodelas com cerca de 0,5/0,6 cm de espessura e deixar em água fria até o momento de usar.
3.     Ligar o forno em temperatura média/alta.
4.     Após os 30 minutos passar a beringela por água corrente, secar, fazer cortes superficiais e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Besuntar as beringelas ligeiramente com 1 colher de sopa de azeite de oliva e temperar com o tempero para grelhados a base de pimenta e ervas aromáticas. Reservar.



5.     Secar as batatas e colocar na fritadeira. Temperar com sal refinado e uma colher de sopa de azeite. Levar a fritar por 20 minutos em fritadeira de ar quente.
6.     Colocar no forno o tabuleiro com a beringela. Assar por 20 minutos.
7.     Enquanto isto cortar o provolone em fatias muito finas. Reservar.
8.     Lavar os tomates cerejas, cortar em rodelas, temperar com sal fino, pimenta do reino, 2 colheres de sopa de azeite e manjericão fresco picadinho. Reservar.

9.     Untar uma forma de cerca de 24cm por 19 cm com azeite. Colocar uma camada com metade da batata, por cima uma camada com metade da beringela, metade do tomate, metade das azeitonas e metade do queijo. A seguir dispor o restante da batata, por cima o restante da beringela a seguir o restante dos tomates, azeitonas, manjericão e queijo.

10.  Levar a forma ao forno até que o queijo derreta e os ingredientes estejam quentes, cerca de 15 minutos. Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário