domingo, 14 de junho de 2015

Torta de damasco com chantilly





Na maioria das vezes fiz essa torta com damasco seco, mas quando tem a fruta eu prefiro, e como nessa época aqui em Portugal temos muitos damascos fresquinhos eu optei por fazer a opção 2.
Mas qualquer umas das formas fica deliciosa.

Opção 1 - Recheio com geleia de damasco seco:
·        125 Gramas de damasco seco
·        Açúcar ou adoçante à gosto
1.     Deixar os damascos de molho em dois copos de água por 4 horas
2.     Cozinhar na água do molho até amaciar bem. Desmanchar com uma colher de pau e cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando, até obter uma geleia consistente. Juntar o açúcar ou adoçante, misturar. Deixar esfriar e deixar no refrigerador até o momento de usar.
Opção 2 - Recheio com damasco fresco:
·        400 gramas damascos frescos inteiros
·        80 Ml de caldo de laranja
1.     Puxar a pele dos damascos com  as pontas das unhas, retirar as sementes e esmagar os damascos com as pontas do dedos.
2.     Numa pequena panela colocar os damascos e a laranja e levar ao fogo com chama pequena e baixa. Cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Deixar esfriar e levar refrigerador até o momento de usar.
3.     Caso os damascos e a laranja não forem suficientemente doces acrescentar um pouco de adoçante ou açúcar após desligar o fogo. Rendimento 200 gramas.
Massa:
·        175 Gramas de farinha de trigo
·        100 Gramas de manteiga sem sal gelada, picadinha
·        1 Gema de ovo
·        1 Colher de sopa de açúcar
1.     Colocar numa tigela a farinha e a manteiga, misturar com as pontas dos dedos até a manteiga começar a amolecer, juntar então o açúcar e a gema de ovo e misturar com a mão, a seguir transferir para uma superfície limpa e amassar.
2.     Untar uma forma com fundo amovível de 23 cm de diâmetro, pressionar a massa no fundo e na lateral da forma e forrá-la, levar para assar em forno médio pré-aquecido até que esteja ligeiramente dourada, cerca de 12 minutos. Deixar esfriar. Levar ao refrigerador ainda dentro da forma) até gelar a massa.
Cobertura:
·        Chantilly adoçado à gosto, bem gelado
1.     Eu faço com natas (creme de leite fresco) e coloco a tigela com o acessório de bater no congelador por algumas horas antes de usar. Adoço com adoçante em pó.
Montagem:
1.     Cobrir a massa já gelada com a geleia e por cima colocar o chantilly.  Servir.
2.     Conservar no refrigerador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário