quarta-feira, 24 de junho de 2015

Torta de damascos frescos



Para a massa:
·        200 Gramas de farinha de trigo
·        100 Gramas de manteiga picada
·        50 Gramas de açúcar
·        1 Ovo
·        Raspas da casca de 1 limão
Para o recheio e decoração:
·        750 Gramas de damascos frescos - precisam estar maduros, porém firmes
·        Amêndoas palitos
Para a cobertura:
·        Sumo (caldo) de um limão
·        150 Ml de vinho branco seco
·        1 Colher de sopa (9 gramas) de amido de milho
·        150 Ml de natas (creme de leite) para bater
·        50 Gramas de açúcar + açúcar para bater com as natas

1.     Colocar em uma tigela a farinha e todos os demais ingredientes da massa. Amassar até tudo estar homogéneo. Cobrir a massa com filme plástico e levar ao refrigerador até estar firme.
2.     Abrir a massa entre duas folhas de papel vegetal. Cobrir uma forma de 26 cm. Cobrir com o papel vegetal e levar ao refrigerador por 15 minutos, enquanto pré-aquece o forno em temperatura moderada para assar a massa. A seguir levar a massa para assar por cerca de 20 minutos, até estar ligeiramente dourada. Retirar então do forno e deixar esfriar antes de usar.
3.     Vamos agora preparar os damascos para serem usados. Começamos por tirar a pele e para isto vamos ferver água e preparar uma tigela com água gelada. Mergulhamos os damascos em água fervente por cerca de 1 minuto e a seguir colocamos eles em água gelada. A seguir puxamos a pele, cortamos em fatias.  Cobrimos o fundo da forma com a massa com os damascos, porém reservamos quase a metade para a decoração.

4.     Para preparar a cobertura levamos ao fogo em uma pequena panela o sumo de limão, o vinho branco e o amido de milho dissolvido nos líquidos. Deve ser cozinhado em fogo lento, mexendo sempre. Quando ferver cozinhar por mais 3 minutos, sem parar de mexer. Desligar. Reservar.
5.     Bater as natas em forma de chantilly com muito pouco açúcar e juntar a panela com o preparado anterior. Misturar e espalhar sobre os damascos. Deixar esfriar. Espalhar o restante dos damascos e polvilhar as amêndoas. Levar ao refrigerador por no mínimo 1 hora antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário